Project Description
Aumento de qualidade e faturamento na radioterapia
Segmento: Saúde
Soluções: Lean Healthcare
Resultados: Aumento de Produtividade | Redução de Lead Time | Aumento de Faturamento
Nosso cliente é a primeira instituição brasileira destinada ao estudo do câncer, sendo responsável por 24% das quimioterapias do SUS na cidade de São Paulo, e enfrentava os seguintes desafios:
- Elevado número de pacientes de radioterapia: A Radioterapia do Instituto atende em média 320 pacientes por dia. Isto exige que os recursos do setor sejam altamente eficientes e bem planejados;
- Encaixes no agendamento: Uma grande quantidade de pacientes é encaixada em horários diferentes dos horários planejados para a aplicação de sua radioterapia. Isto ocorre por diversos motivos, como por exemplo, a diferença de horários entre a consulta de reavaliação do médico e a aplicação da radioterapia. Como consequência, atrasos se acumulam na agenda diária de aplicação e longas filas de espera se formam;
- Dificuldade de gerenciamento do agendamento: O elevado número de atendimentos somado ao alto giro de pacientes na radioterapia dificultam o planejamento e o controle da agenda de aplicações. Uma das principais dificuldades encontradas pelos responsáveis destas tarefas é o gerenciamento de altas de pacientes.
- Redução dos tempos de troca das máquinas: Ganhos de produtividade puderam ser observados com a redução do tempo de setup da máquina de Cobaltoterapia. O intervalo de tempo entre o término de uma aplicação e o início da aplicação seguinte foi reduzido com a eliminação de atividades que não agregam valor enquanto a máquina não está operando;
- Padronização de atividades: A carga de trabalho dos técnicos foi redistribuída e nivelada. O grande objetivo da padronização foi a eliminação de atividades burocráticas e não assistenciais que eram de responsabilidade dos técnicos. Desta forma, foi aumentado o tempo disponível destes profissionais ao cuidado dos pacientes;
- Reestruturação do sistema de agendamento: O sistema de agendamento foi projetado para facilitar o planejamento de ocupação das máquinas de acordo com a duração de aplicação prevista para cada paciente e reduzir a quantidade de encaixes através da sincronização do horário de consulta com o médico com o horário da aplicação. Além disso, o novo agendamento facilita o controle de altas dos pacientes.
- Aumento de 23% no faturamento.
- Aumento de 13% em produtividade
- Redução de 28% nos lead times
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