Lean Office – Redução de Desperdícios no Fluxo de Informações

Pensamento Lean Aplicado aos Processos Administrativos e Serviços

O pensamento enxuto (lean thinking) pode ser aplicado não apenas nos fluxos produtivos, mas também nos fluxos de informação: em serviços e processos administrativos.

Enquanto os desperdícios no chão de fábrica podem ser fáceis de serem visualizados, os desperdícios nos escritórios são mais difíceis de serem visualizados, podendo ser mais caros e graves: podem afetar o fluxo de caixa, piorar a imagem da organização junto aos seus clientes, gerando um ambiente de trabalho estressante e desmotivador.

Tornar o fluxo de informação mais enxuto tem resultados positivos em termos de produtividade e eficiência.

Como consequência, o fluxo de informação se torna mais ágil e confiável, eliminando a necessidade dos colaboradores gastarem tempo “procurando” informações e consertando erros que poderiam ser evitados.

Para implementar conceitos de Lean Office é preciso seguir cinco princípios básicos:

  • Definir o Fluxo de Informação que será trabalhado;
  • Mapear do Fluxo de Informação Atual, para que seja possível identificar os principais problemas e desperdícios da situação atual;
  • Identificação e avaliação das soluções e conceitos Lean que podem ser aplicados no fluxo de informação em questão, e, posteriormente, construir a Situação Futura do fluxo de informação;
  • Implementar as mudanças na forma de Eventos Kaizen;
  • Controlar as mudanças realizadas.

É importante que toda Melhoria Contínua siga um método estruturado. Na Hominiss Consulting, utilizamos o DMAIC Hominiss em todos os projetos.

Cases em que esta solução foi aplicada

Segmentos atendidos por esta solução

| Entre em contato conosco:

Seu nome (obrigatório)

Segmento (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu telefone (obrigatório)

Interesse

Comentário

2017-08-28T13:05:28+00:00