Project Description

Gestão de Estoques e melhoria de logística em Hotelaria

Segmento: Hotelaria

Soluções: Gestão de Operações Hoteleiras | Lean Hospitality | Lean Logistics| Gestão de estoques

Resultados: Aumento do Atendimento ao Prazo | Redução de Custos

Desafios

Maior complexo hoteleiro nacional, com mais de 1500 unidades habitacionais divididas em três opções de hospedagem, buscava otimizar sua estrutura de armazenamento de suprimentos e seus fluxos de abastecimento interno, reduzindo as faltas e atrasos de produtos a seus clientes finais.

Desenvolvido em parceria com a Hominiss, o principal objetivo do trabalho foi a garantia da entrega ao hóspede no tempo adequado, através de logística otimizada. Para isso, implantaram-se rotas com horários e recursos definidos que, além de garantir a qualidade do atendimento, levaram à diminuição da movimentação interna.

O projeto ainda reestruturou os almoxarifados de suprimentos, unificando os estoques de um mesmo produto, antes descentralizados, assim favorecendo a diminuição do volume de recebimentos e facilitando a gestão visual dos estoques. Os almoxarifados foram programados de forma eficiente para atender às rotas de entrega, com consequente aumento de produtividade dos almoxarifes e diminuição dos tempos de espera por liberação de produtos.

Desafios e Soluções

Soluções-gestão de estoques-logística-hotelaria-Hominiss-Consulting.jpg

Soluções

  • Desenvolvimento e implantação de rotas logísticas para motoristas e veículos internos responsáveis por entregas de produtos de almoxarifado e de cozinhas centrais (padaria, confeitaria, açougue, hortifrúti) para os seis empreendimentos do complexo, onde hospedam-se os clientes finais; com isso, atingiu-se ainda o nivelamento da carga de trabalho entre motoristas e dias de trabalho.
  • Reorganização da estrutura do três sites de almoxarifado de suprimentos, unificando os estoques por tipo de produto, a fim de favorecer o processo de recebimento e conferência de notas, facilitar a gestão visual dos pontos de reposição e ainda reduzir as transferências internas entre almoxarifados;
  • Implantação da programação de entrega de almoxarifados, para cada um dos sites, garantindo a liberação conforme as rotas de entrega, nivelando a carga de trabalho dos almoxarifes e reduzindo as filas e esperas por liberação de produtos.

Resultados Obtidos

Kaizen-3-Gestão de estoques-Logística-Hotelaria-Hominiss-Consulting
Reoganização do almoxarifado e logística interna - 2
Reoganização do almoxarifado e logística interna - 3

Evento Kaizen de reorganização de almoxarifados e logística interna

Resultados Obtidos

Redução de 13% de movimentação logística interna;

Redução de 25% do volume de procedimentos de recebimento em almoxarifado;

Redução de 60% nos tempos de funcionários fora de sua função objetivo de atendimento direto ao cliente;

Barra-Lateral-Esquerda-TituloClientes Hominiss Consulting


| Entre em contato conosco:

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu telefone (obrigatório)

Interesse

Comentário