PROJETO DE LAYOUT INDUSTRIAL
Lean Plant Design

Lean Plant Design
Consiste em um conjunto de conceitos, técnicas e ferramentas que possibilitam o desenvolvimento de layout para fábricas novas (greenfield) ou re-layout para fábricas já existentes (brownfield), visando à redução do custo de implantação e a eliminação de custos operacionais atrelados à má organização do fluxo de produção. Quando uma fábrica é planejada com um layout seguindo os princípios do Lean Manufacturing, uma série de desperdícios podem ser evitados ou facilmente eliminados.

Clique aqui para baixar

Antonio Freitas Rentes

Senior partner
Diretor de soluções

O primeiro passo para garantir um sistema de produção competitivo é um bom projeto de fábrica.

É ele que vai garantir que seus colaboradores produzam de forma segura, confortável e com alto desempenho.

No nosso conceito de Lean Plant Design, a sua fábrica é projetada  pensando-se em todos os detalhes de operação, movimentação, armazenagem e, principalmente, de relacionamento do elemento humano com este sistema de produção. Tudo isso dentro de uma metodologia  que conduz esse processo de forma eficaz e segura, garantindo a máxima performance de seu sistema.

A Hominiss projeta fábricas enxutas desde 2002, sendo pioneira no Brasil  em Lean Plant Design. Venha conversar conosco sobre isso e ver como podemos ajudar você a realizar esse seu projeto de forma segura.

REDUZA CUSTOS DE CONSTRUÇÃO E OPERAÇÃO

Um bom projeto de layout traz uma alta performance operacional para a sua fábrica.
Além disso, um bom projeto de layout traz amplas economias financeiras com a construção ou expansão da sua fábrica

Quais necessidades a solução de Lean Plant Design atende?

  • Projeto de ambientes seguros, confortáveis e de alta performance
  • Otimização dos espaços e redução do custo total da propriedade física
  • Redução do custo de instalação e construção civil
  • Redução do custo de operação e eliminação de desperdícios
  • Projeto ou rearranjo de layout otimizando a performance produtiva
  • Planejamento adequado de futuras ampliações, sem os famosos puxadinhos

O projeto modular de uma fábrica nova

Dentro do conceito do lean, construir uma fábrica maior do que o necessário é um desperdício. A fábrica quase sempre pode ser projetada de forma modularizada. O projeto pode prever uma área a ser construída em um primeiro momento, com futuras expansões já projetadas, a serem construídas no futuro. Isso diminui a necessidade de capital inicial empregado, postergando os investimentos relativos a crescimento de demanda, e elimina o risco de se fazer “puxadinhos” no futuro. Esse conceito de modularidade garante expansões que mantém um alto nível de performance

Como realizamos projetos de Lean Plant Design (LPD)

Uma metodologia estruturada, e bem definida, é requisito fundamental para a criação de unidades produtivas com fluxo de valor otimizado, racional e eficiente. A metodologia Hominiss de Lean Plant Design é baseada na estrutura do DMAIC, a qual possui sua origem no Six Sigma da gestão da qualidade.

Essa metodologia é capaz de direcionar as etapas de criação de um projeto de fábrica, desde a formação da equipe de trabalho até a criação de parâmetros de desempenho das melhorias projetadas.

Alguns projetos de Lean Plant Design já realizados