Project Description
Gestão de Estoques e melhoria de logística em Hotelaria
Segmento: Hotelaria
Soluções: Gestão de Operações Hoteleiras | Lean Hospitality | Lean Logistics| Gestão de estoques
Resultados: Aumento do Atendimento ao Prazo | Redução de Custos
Maior complexo hoteleiro nacional, com mais de 1500 unidades habitacionais divididas em três opções de hospedagem, buscava otimizar sua estrutura de armazenamento de suprimentos e seus fluxos de abastecimento interno, reduzindo as faltas e atrasos de produtos a seus clientes finais.
Desenvolvido em parceria com a Hominiss, o principal objetivo do trabalho foi a garantia da entrega ao hóspede no tempo adequado, através de logística otimizada. Para isso, implantaram-se rotas com horários e recursos definidos que, além de garantir a qualidade do atendimento, levaram à diminuição da movimentação interna.
O projeto ainda reestruturou os almoxarifados de suprimentos, unificando os estoques de um mesmo produto, antes descentralizados, assim favorecendo a diminuição do volume de recebimentos e facilitando a gestão visual dos estoques. Os almoxarifados foram programados de forma eficiente para atender às rotas de entrega, com consequente aumento de produtividade dos almoxarifes e diminuição dos tempos de espera por liberação de produtos.
- Desenvolvimento e implantação de rotas logísticas para motoristas e veículos internos responsáveis por entregas de produtos de almoxarifado e de cozinhas centrais (padaria, confeitaria, açougue, hortifrúti) para os seis empreendimentos do complexo, onde hospedam-se os clientes finais; com isso, atingiu-se ainda o nivelamento da carga de trabalho entre motoristas e dias de trabalho.
- Reorganização da estrutura do três sites de almoxarifado de suprimentos, unificando os estoques por tipo de produto, a fim de favorecer o processo de recebimento e conferência de notas, facilitar a gestão visual dos pontos de reposição e ainda reduzir as transferências internas entre almoxarifados;
- Implantação da programação de entrega de almoxarifados, para cada um dos sites, garantindo a liberação conforme as rotas de entrega, nivelando a carga de trabalho dos almoxarifes e reduzindo as filas e esperas por liberação de produtos.
Evento Kaizen de reorganização de almoxarifados e logística interna
Redução de 13% de movimentação logística interna;
Redução de 25% do volume de procedimentos de recebimento em almoxarifado;
Redução de 60% nos tempos de funcionários fora de sua função objetivo de atendimento direto ao cliente;