Lean Management: Conheça as vantagens dessa metodologia pra sua empresa
Entenda o que é e quais as vantagens frente aos modelos decisórios tradicionais
O Lean Management é uma forma de gestão que visa atingir os objetivos da organização por meio das pessoas, padronizando e descentralizando o processo de tomada de decisão. Sendo assim, os objetivos do Lean Management podem ser sumarizados nos seguintes pontos:
- Criar mecanismos para padronização e descentralização do processo de tomada de decisão.
- Traduzir os princípios lean em critérios claros de avaliação de desempenho das operações em todos os níveis.
- Manutenção de melhores práticas, através da padronização dos processos de gestão.
Este último ponto é especialmente importante quando se trata do turnover na liderança operacional. Muito conhecimento acaba sendo levado embora da organização e os procedimentos anteriormente utilizados se perdem. Se houver criação de padrões de trabalho, este problema é mitigado.
No nível estratégico, cerca de 10% das atividades podem ser padronizadas, enquanto no nível da gerência esse nível de padronização passa para 30%. No nível da supervisão é possível padronizar 70% das atividades e no da operação chega até a 90%!
O funcionamento de um quadro Kanban é um ótimo exemplo de atividade em que o operador toma uma decisão baseado em uma padronização pré-definida. No momento em que o quadro Kanban aponta que a peça X deve ser produzida, ou a matéria prima deve ser reposta, a decisão do operador é seguir a orientação da forma como foi dada pelo Kanban.
O correto e esperado é que o operador siga com a orientação, mas apesar disso é necessário que a decisão seja tomada por ele mesmo. Sendo assim, as ações resultantes do trabalho dos colaboradores que seguem padrões de trabalho são mais sistemáticas.
Enfoque tradicional x Lean Management
É possível sinalizar diferenças significativas no enfoque da gestão tradicional e da proposta do Lean Management. Essas diferenças consistem nos seguintes pontos:
Enquanto que o enfoque tradicional gera um senso de urgência imediatista, o enfoque do Lean Management é mais direcionado a uma mudança na cultura organizacional. Ao invés de atribuir um caráter simplista a todos os problemas e resolvê-los de forma recorrente, procura-se aprender mais com estes problemas, descobrir sua natureza e erradicá-los por completo.
Além disso, é um enfoque de gestão inclusivo e descentralizado, em que a figura da liderança é utilizada como exemplo e indutor de comportamento para os colaboradores que, por sua vez, são constantemente proativos em melhorias para a organização.
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Processo decisório convencional x processo decisório do Lean Management
O processo decisório convencional é baseado em três níveis:
Operacional, sistema de medidas de desempenho operacional e o processo decisório em si, praticamente exclusivo ao nível estratégico.
A informação, nesse caso, sobe do operacional até o nível estratégico por meio de relatórios de desempenho (ou indicadores) para que sejam tomadas decisões de cunho estratégico e operacional.
É realizado com frequência definida, e visa observar o que há de errado e tomar as medidas necessárias para corrigi-las.
No Lean Management, por outro lado, o processo decisório é descentralizado e participativo.
O nível operacional continua mandando informações para o processo decisório e os sistemas de medidas de desempenho operacional, da mesma forma que ocorre no processo decisório convencional.
No entanto, melhorias operacionais já podem ser concebidas sem a necessidade de as informações subirem para o nível estratégico, pois as pessoas do nível operacional possuem certa autonomia para tomada de decisões e realização de eventuais mudanças e correções necessárias.
A frequência de ocorrência das mudanças pode ser diária, hora a hora ou até mesmo imediata, uma vez que esse processo pode reagir a todo momento.
O sistema de medição de desempenho continua gerando as informações para a tomada de decisões estratégicas e definição de políticas importantes, e a diferença crucial está na frequência com que essa tomada de decisão pode ser realizada.
A ideia é responder rapidamente e disparar decisões rápidas para correção dos problemas.
Vantagens do Lean Management
As melhorias no processo decisório convencional vêm sempre do nível mais alto de tomada de decisão.
Como o processo de melhoria proveniente do Lean Management é mais participativo e iterativo entre os níveis da organização, as melhorias ocorrem com mais frequência. Essa maior frequência ocorre graças à descentralização do processo decisório.
Apesar do nível operacional ser capaz de gerar mudanças na organização como um todo, é preciso entender que estas mudanças são voltadas diretamente a Kaizens de processo.
Kaizen de processo: Mudança realizada no nível operacional e que não necessariamente precisa passar pela supervisão do nível estratégico da organização para acontecer. São mudanças locais que afetam diretamente a área em que foram realizadas.
Kaizen de Fluxo: Mudança geralmente realizada pelo nível estratégico da organização. Kaizens de fluxo podem afetar diversas áreas de uma só vez e o modo como trabalham. Os kaizen de processo e o nível operacional refletem indiretamente nos Kaizens de fluxo, uma vez que as mudanças realizadas pelo nível estratégico são influenciadas pelas constantes correções e pequenas mudanças de rota no funcionamento das áreas da organização.
Além do mais, a padronização das atividades proporciona um processo decisório mais sistemático no nível operacional, o qual permite ao nível estratégico manter seu foco em decisões mais complexas e estratégicas.
Cesar Augusto Campos de Araujo é PhD em Engenharia de Produção pela USP. Especialista em Gestão de Mudanças (Change Management) e Melhoria de Processos, trabalha há 17 anos como consultor em gestão da mudança e melhoria de processos de empresas de diversos segmentos. Com foco em Lean Office já atuou em diversos projetos visando melhorias no fluxo administrativo de empresas . Sócio diretor da Hominiss Soluções.
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