Lean Management: Conheça as vantagens dessa metodologia pra sua empresa

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Lean Management: Conheça as vantagens dessa metodologia pra sua empresa

Entenda o que é e quais as vantagens frente aos modelos decisórios tradicionais

Lean Management é uma forma de gestão que visa atingir os objetivos da organização por meio das pessoas, padronizando e descentralizando o processo de tomada de decisão. Sendo assim, os objetivos do Lean Management podem ser sumarizados nos seguintes pontos: 

  • Criar mecanismos para padronização e descentralização do processo de tomada de decisão. 
  • Traduzir os princípios lean em critérios claros de avaliação de desempenho das operações em todos os níveis. 
  • Manutenção de melhores práticas, através da padronização dos processos de gestão.  

Este último ponto é especialmente importante quando se trata do turnover na liderança operacional. Muito conhecimento acaba sendo levado embora da organização e os procedimentos anteriormente utilizados se perdem. Se houver criação de padrões de trabalho, este problema é mitigado. 

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No nível estratégico, cerca de 10% das atividades podem ser padronizadas, enquanto no nível da gerência esse nível de padronização passa para 30%. No nível da supervisão é possível padronizar 70% das atividades e no da operação chega até a 90%!  

O funcionamento de um quadro Kanban é um ótimo exemplo de atividade em que o operador toma uma decisão baseado em uma padronização pré-definida. No momento em que o quadro Kanban aponta que a peça deve ser produzida, ou a matéria prima deve ser reposta, a decisão do operador é seguir a orientação da forma como foi dada pelo Kanban.

O correto e esperado é que o operador siga com a orientação, mas apesar disso é necessário que a decisão seja tomada por ele mesmo. Sendo assim, as ações resultantes do trabalho dos colaboradores que seguem padrões de trabalho são mais sistemáticas. 

Enfoque tradicional x Lean Management

É possível sinalizar diferenças significativas no enfoque da gestão tradicional e da proposta do Lean Management. Essas diferenças consistem nos seguintes pontos: 

Enquanto que o enfoque tradicional gera um senso de urgência imediatista, o enfoque do Lean Management é mais direcionado a uma mudança na cultura organizacional.  Ao invés de atribuir um caráter simplista a todos os problemas e resolvê-los de forma recorrente, procura-se aprender mais com estes problemas, descobrir sua natureza e erradicá-los por completo.

Além disso, é um enfoque de gestão inclusivo e descentralizado, em que a figura da liderança é utilizada como exemplo e indutor de comportamento para os colaboradores que, por sua vez, são constantemente proativos em melhorias para a organização. 

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Processo decisório convencional x processo decisório do Lean Management

O processo decisório convencional é baseado em três níveis:  

Operacional, sistema de medidas de desempenho operacional e o processo decisório em si, praticamente exclusivo ao nível estratégico.  

A informação, nesse caso, sobe do operacional até o nível estratégico  por meio de relatórios de desempenho (ou indicadores) para que sejam tomadas decisões de cunho estratégico e operacional.  

É realizado com frequência definida, e visa observar o que há de errado e tomar as medidas necessárias para corrigi-las. 

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No Lean Management, por outro lado, o processo decisório é descentralizado e participativo. 

O nível operacional continua mandando informações para o processo decisório e os sistemas de medidas de desempenho operacional, da mesma forma que ocorre no processo decisório convencional. 

No entanto, melhorias operacionais já podem ser concebidas sem a necessidade de as informações subirem para o nível estratégico, pois as pessoas do nível operacional possuem certa autonomia para tomada de decisões e realização de eventuais mudanças e correções necessárias. 

A frequência de ocorrência das mudanças pode ser diária, hora a hora ou até mesmo imediata, uma vez que esse processo pode reagir a todo momento. 

O sistema de medição de desempenho continua gerando as informações para a tomada de decisões estratégicas e definição de políticas importantes, e a diferença crucial está na frequência com que essa tomada de decisão pode ser realizada. 

A ideia é responder rapidamente e disparar decisões rápidas para correção dos problemas. 

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Vantagens do Lean Management

As melhorias no processo decisório convencional vêm sempre do nível mais alto de tomada de decisão. 

Como o processo de melhoria proveniente do Lean Management é mais participativo e iterativo entre os níveis da organização, as melhorias ocorrem com mais frequência. Essa maior frequência ocorre graças à descentralização do processo decisório. 

Apesar do nível operacional ser capaz de gerar mudanças na organização como um todo, é preciso entender que estas mudanças são voltadas diretamente a Kaizens de processo.  

Kaizen de processo: Mudança realizada no nível operacional e que não necessariamente precisa passar pela supervisão do nível estratégico da organização para acontecer. São mudanças locais que afetam diretamente a área em que foram realizadas. 

Kaizen de Fluxo: Mudança geralmente realizada pelo nível estratégico da organização. Kaizens de fluxo podem afetar diversas áreas de uma só vez e o modo como trabalham. Os kaizen de processo e o nível operacional refletem indiretamente nos Kaizens de fluxo, uma vez que as mudanças realizadas pelo nível estratégico são influenciadas pelas constantes correções e pequenas mudanças de rota no funcionamento das áreas da organização.  

Além do mais, a padronização das atividades proporciona um processo decisório mais sistemático no nível operacional, o qual permite ao nível estratégico manter seu foco em decisões mais complexas e estratégicas. 

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