[fusion_builder_container flex_column_spacing=”” hide_on_mobile=”no” status=”published” publish_date=”” type=”flex” hundred_percent=”no” hundred_percent_height=”no” min_height=”” hundred_percent_height_scroll=”no” align_content=”stretch” flex_align_items=”flex-start” flex_justify_content=”flex-start” hundred_percent_height_center_content=”yes” equal_height_columns=”no” container_tag=”div” menu_anchor=”” class=”” id=”” margin_top_medium=”” margin_bottom_medium=”” margin_top_small=”” margin_bottom_small=”” margin_top=”” margin_bottom=”” padding_top_medium=”” padding_right_medium=”0″ padding_bottom_medium=”” padding_left_medium=”0″ padding_top_small=”” padding_right_small=”0″ padding_bottom_small=”” padding_left_small=”0″ padding_top=”” padding_right=”150″ padding_bottom=”” padding_left=”150″ link_color=”” link_hover_color=”” border_sizes_top=”” border_sizes_right=”” border_sizes_bottom=”” border_sizes_left=”” border_color=”” border_style=”solid” box_shadow=”no” box_shadow_vertical=”” box_shadow_horizontal=”” box_shadow_blur=”0″ box_shadow_spread=”0″ box_shadow_color=”” box_shadow_style=”” z_index=”” overflow=”” gradient_start_color=”” gradient_end_color=”” gradient_start_position=”0″ gradient_end_position=”100″ gradient_type=”linear” radial_direction=”center center” linear_angle=”180″ background_color=”” background_image=”” background_position=”left top” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” enable_mobile=”no” parallax_speed=”0.3″ background_blend_mode=”none” video_mp4=”” video_webm=”” video_ogv=”” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” video_preview_image=”” render_logics=”” absolute=”off” absolute_devices=”small,medium,large” sticky=”off” sticky_devices=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” sticky_background_color=”” sticky_height=”” sticky_offset=”” sticky_transition_offset=”0″ scroll_offset=”0″ animation_type=”” animation_direction=”left” animation_speed=”0.3″ animation_offset=”” filter_hue=”0″ filter_saturation=”100″ filter_brightness=”100″ filter_contrast=”100″ filter_invert=”0″ filter_sepia=”0″ filter_opacity=”100″ filter_blur=”0″ filter_hue_hover=”0″ filter_saturation_hover=”100″ filter_brightness_hover=”100″ filter_contrast_hover=”100″ filter_invert_hover=”0″ filter_sepia_hover=”0″ filter_opacity_hover=”100″ filter_blur_hover=”0″][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ layout=”1_1″ last=”true” spacing=”yes” center_content=”no” hide_on_mobile=”no” background_color=”” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” background_position=”left top” hover_type=”none” link=”” border_position=”all” border_color=”” border_style=”” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” margin_top=”” margin_bottom=”” animation_type=”” animation_direction=”” animation_speed=”0.1″ animation_offset=”” class=”” id=”” min_height=”” border_sizes_top=”0px” border_sizes_bottom=”0px” border_sizes_left=”0px” border_sizes_right=”0px” first=”true”][fusion_text columns=”” column_min_width=”” column_spacing=”” rule_style=”default” rule_size=”” rule_color=”” content_alignment_medium=”” content_alignment_small=”” content_alignment=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” sticky_display=”normal,sticky” class=”” id=”” margin_top=”” margin_right=”” margin_bottom=”” margin_left=”” font_size=”14″ fusion_font_family_text_font=”” fusion_font_variant_text_font=”” line_height=”” letter_spacing=”” text_color=”” animation_type=”” animation_direction=”left” animation_speed=”0.3″ animation_offset=””]Como reduzir custos e aumentar sua produtividade de forma sustentável[/fusion_text][fusion_text columns=”” column_min_width=”” column_spacing=”” rule_style=”default” rule_size=”” rule_color=”” content_alignment_medium=”” content_alignment_small=”” content_alignment=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” sticky_display=”normal,sticky” class=”” id=”” margin_top=”” margin_right=”” margin_bottom=”” margin_left=”” font_size=”14″ fusion_font_family_text_font=”” fusion_font_variant_text_font=”” line_height=”” letter_spacing=”” text_color=”” animation_type=”” animation_direction=”left” animation_speed=”0.3″ animation_offset=””]Vemos a economia (nacional e internacional) operar em ciclos alternados de crescimento e declínio. Temos passado, sucessivamente, por períodos recessivos. E, especialmente nos períodos de baixa demanda, conseguir concretizar reduções de custos de forma efetiva, perene e sustentável é uma habilidade extremamente desejável e buscada.
Mas, é muito importante saber como reduzir custos “de forma saudável”, sem comprometer o futuro da organização. Diversos efeitos danosos e indesejados podem ser causados pelo “corte de custos a qualquer custo” de forma desenfreada e agindo com um facão desgovernado. Entre eles, podemos lembrar: perda de participação de mercado por cortar do produto itens valiosos para o cliente, perda de talentos importantes devido à sensação de desgoverno e desmotivação gerados pelos ilógicos cortes, perda de oportunidades de inovação e desenvolvimento de novos produtos, perda de velocidade de reação quando a demanda retoma seu gradiente positivo e etc.
Mas, então, como a filosofia de melhoria contínua e, em especial os conceitos de lean podem ser úteis no momento de decidir como e onde cortar custos?[/fusion_text][fusion_imageframe image_id=”7174|full” max_width=”600px” style_type=”” blur=”” stylecolor=”” hover_type=”liftup” bordersize=”” bordercolor=”” borderradius=”” align=”center” lightbox=”no” gallery_id=”” lightbox_image=”” lightbox_image_id=”” alt=”” link=”” linktarget=”_self” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” animation_type=”” animation_direction=”left” animation_speed=”0.3″ animation_offset=”” filter_hue=”0″ filter_saturation=”100″ filter_brightness=”100″ filter_contrast=”100″ filter_invert=”0″ filter_sepia=”0″ filter_opacity=”100″ filter_blur=”0″ filter_hue_hover=”0″ filter_saturation_hover=”100″ filter_brightness_hover=”100″ filter_contrast_hover=”100″ filter_invert_hover=”0″ filter_sepia_hover=”0″ filter_opacity_hover=”100″ filter_blur_hover=”0″ class=”” id=””]https://hominiss.com.br/wp-content/uploads/2016/11/Hominiss-Solutions-Industria-scaled.jpg[/fusion_imageframe][/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ layout=”1_1″ last=”true” spacing=”yes” center_content=”no” hide_on_mobile=”no” background_color=”” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” background_position=”left top” hover_type=”none” link=”” border_position=”all” border_color=”” border_style=”” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” margin_top=”” margin_bottom=”” animation_type=”” animation_direction=”” animation_speed=”0.1″ animation_offset=”” class=”” id=”” min_height=”” border_sizes_top=”0px” border_sizes_bottom=”0px” border_sizes_left=”0px” border_sizes_right=”0px” first=”true”][fusion_text columns=”” column_min_width=”” column_spacing=”” rule_style=”default” rule_size=”” rule_color=”” content_alignment_medium=”” content_alignment_small=”” content_alignment=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” sticky_display=”normal,sticky” class=”” id=”” margin_top=”” margin_right=”” margin_bottom=”” margin_left=”” font_size=”” fusion_font_family_text_font=”” fusion_font_variant_text_font=”” line_height=”” letter_spacing=”” text_color=”” animation_type=”” animation_direction=”left” animation_speed=”0.3″ animation_offset=””]É importante lembrarmos que o próprio Sistema Toyota de Produção (que foi nascedouro dos principais conceitos, ferramentas e filosofia da manufatura enxuta) não foi desenvolvido em um momento de pujança econômica da economia japonesa. Pelo contrário, vivia-se um momento histórico de final da 2ª guerra mundial, em um país arrasado em termos de recursos e isso motivou, portanto, a necessidade da busca incessante por encontrar e eliminar desperdícios.
[fusion_dropcap boxed=”no” boxed_radius=”” class=”” id=”” color=”#a30000″]1.[/fusion_dropcap] O primeiro princípio da produção enxuta é, justamente, “defina valor sob o ponto de vista do cliente”. Isso significa que pode haver espaço para corte de acessórios e supérfluos, coisas que o cliente gostaria de ter, mas que não está disposto a pagar a mais por isso. Assim, podemos reduzir preços sem reduzir margens, aumentar nossa participação de mercado ou, em pelo menos, deixar de perder clientes.[/fusion_text][fusion_text columns=”” column_min_width=”” column_spacing=”” rule_style=”default” rule_size=”” rule_color=”” content_alignment_medium=”” content_alignment_small=”” content_alignment=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” sticky_display=”normal,sticky” class=”” id=”” margin_top=”” margin_right=”” margin_bottom=”” margin_left=”” font_size=”” fusion_font_family_text_font=”” fusion_font_variant_text_font=”” line_height=”” letter_spacing=”” text_color=”” animation_type=”” animation_direction=”left” animation_speed=”0.3″ animation_offset=””][fusion_dropcap boxed=”no” boxed_radius=”” class=”” id=”” color=”#a30000″]2.[/fusion_dropcap] O segundo princípio rege que identifiquemos a cadeia de valor para cada família de produtos, incluindo os dados das operações necessárias, bem como o fluxo de informação. O mapeamento do fluxo de valor é uma ferramenta poderosa para identificar desperdícios e sua correta aplicação permite a seleção das melhorias mais apropriadas (kaizens), que darão maiores resultados trazendo foco de atuação. Ao mesmo tempo, gera consenso entre os envolvidos sobre as ações necessárias para atingirmos o estado futuro projetado. Isto é, passamos a ter um Plano Diretor de Mudança, e não iniciativas isoladas e muitas vezes conflitantes.[/fusion_text][fusion_text columns=”” column_min_width=”” column_spacing=”” rule_style=”default” rule_size=”” rule_color=”” content_alignment_medium=”” content_alignment_small=”” content_alignment=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” sticky_display=”normal,sticky” class=”” id=”” margin_top=”” margin_right=”” margin_bottom=”” margin_left=”” font_size=”” fusion_font_family_text_font=”” fusion_font_variant_text_font=”” line_height=”” letter_spacing=”” text_color=”” animation_type=”” animation_direction=”left” animation_speed=”0.3″ animation_offset=””][fusion_dropcap boxed=”no” boxed_radius=”” class=”” id=”” color=”#a30000″]3.[/fusion_dropcap] O terceiro princípio é o de gerar um fluxo de valor sem desperdícios ou interrupções por meio do fluxo contínuo, sempre que possível. Isso reduz a quantidade de inventário em processo, facilita o balanceamento das operações de acordo com a demanda (takt-time), promovendo multifuncionalidade dos operadores e, por fim, conseguindo um lead-time menor e mais confiável.[/fusion_text][fusion_tagline_box content_alignment=”left” link=”https://hominiss.com.br/treinamentos/core/” button=”Assista gratuitamente!” linktarget=”_blank” modal=”” button_size=”large” button_type=”3d” button_border_radius=”” buttoncolor=”red” title=”” description=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” backgroundcolor=”” shadow=”no” shadowopacity=”0.70″ border=”1″ bordercolor=”” highlightposition=”left” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” animation_type=”” animation_direction=”left” animation_speed=”0.3″ animation_offset=””]
Quer saber mais sobre Mapeamento do Fluxo de Valor?
Cheque o módulo de MFV do nosso programa online de capacitação: CORe.
[/fusion_tagline_box][fusion_text columns=”” column_min_width=”” column_spacing=”” rule_style=”default” rule_size=”” rule_color=”” content_alignment_medium=”” content_alignment_small=”” content_alignment=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” sticky_display=”normal,sticky” class=”” id=”” margin_top=”” margin_right=”” margin_bottom=”” margin_left=”” font_size=”” fusion_font_family_text_font=”” fusion_font_variant_text_font=”” line_height=”” letter_spacing=”” text_color=”” animation_type=”” animation_direction=”left” animation_speed=”0.3″ animation_offset=””][fusion_dropcap boxed=”no” boxed_radius=”” class=”” id=”” color=”#a30000″]4.[/fusion_dropcap] O quarto princípio é o de configurar o sistema produtivo de forma que o acionamento se dê a partir do pedido do cliente, sejam eles internos ou externos, de forma que o fluxo e a programação sejam puxados, não empurrados. Algumas vezes, vemos comportamentos “anti-lean” como os de aumentar os tamanhos dos lotes e produzir antecipadamente à demanda de forma a termos custos unitários menores. Quando, na verdade, estamos aumentando nossos estoques (elevando os custos de inventário) e utilizando os recursos antes do que o necessário, (aumentando as despesas operacionais). Quando falamos de iniciativas que promovem a redução dos níveis de estoques, isso é extremamente relevante quando sabemos que o Brasil apresenta a maior taxa de juros reais do mundo (6,78% a.a., seguido pela Rússia, 2,78% a.a. e China, 2,61% a.a).[/fusion_text][fusion_text columns=”” column_min_width=”” column_spacing=”” rule_style=”default” rule_size=”” rule_color=”” content_alignment_medium=”” content_alignment_small=”” content_alignment=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” sticky_display=”normal,sticky” class=”” id=”” margin_top=”” margin_right=”” margin_bottom=”” margin_left=”” font_size=”” fusion_font_family_text_font=”” fusion_font_variant_text_font=”” line_height=”” letter_spacing=”” text_color=”” animation_type=”” animation_direction=”left” animation_speed=”0.3″ animation_offset=””][fusion_dropcap boxed=”no” boxed_radius=”” class=”” id=”” color=”#a30000″]5.[/fusion_dropcap] Por fim, com relação ao quinto princípio, devemos buscar a melhoria do fluxo de valor por meio de um processo contínuo de redução de perdas de forma incessante. A redução de custos e a implantação de melhorias deve ser um papel desempenhado pela maioria (idealmente, todos) dos colaboradores. Integrá-los por meio de em um método comum de fazer melhoria facilita muito o processo. Evita que cada um atire para qualquer lado.
Como você pode ver, a tarefa de redução de custos não deve ser considerada uma tarefa isolada e feita de forma não estruturada e sem foco na melhoria dos processos da empresa. Se for feita desta maneira a redução dos custos gerará problemas nas atividades chave da empresa e em seguida, poderá impedi-la de fazer o seu principal papel que é atender seus clientes.[/fusion_text][fusion_content_boxes layout=”icon-on-side” columns=”1″ link_type=”” button_span=”” link_area=”” link_target=”_blank” icon_align=”left” animation_type=”” animation_direction=”left” animation_speed=”0.3″ animation_delay=”” animation_offset=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” title_size=”” heading_size=”2″ title_color=”” body_color=”#000000″ backgroundcolor=”” icon=”” iconflip=”” iconrotate=”” iconspin=”no” iconcolor=”” icon_circle=”” icon_circle_radius=”” circlecolor=”” circlebordersize=”” circlebordercolor=”” outercirclebordersize=”” outercirclebordercolor=”” icon_size=”25″ icon_hover_type=”” hover_accent_color=”” image=”” image_id=”” image_max_width=”” margin_top=”4%” margin_bottom=”” class=”” id=””][fusion_content_box title=”” backgroundcolor=”rgba(255,255,255,0.7)” icon=”” iconflip=”” iconrotate=”” iconspin=”” iconcolor=”” circlecolor=”” circlebordersize=”” circlebordercolor=”” outercirclebordersize=”” outercirclebordercolor=”” image=”https://hominiss.com.br/wp-content/uploads/2020/05/Antonio.png” image_id=”6667|full” image_max_width=”” link=”https://hominiss.com.br/treinamentos-3/core/” linktext=”” link_target=”_blank” animation_type=”” animation_direction=”left” animation_speed=”0.3″ animation_offset=””]
Antônio Rentes é Doutor em Engenharia de Produção pela USP e PhD pela Virginia Tech. Especialista em Gestão de Mudanças (Change Management) e Melhoria de Processos, trabalha há 17 anos como consultor em gestão da mudança e melhoria de processos de empresas de diversos segmentos e é professor sênior da Escolha de Engenharia de São Carlos – USP. Sócio diretor da Hominiss Solutions.
[/fusion_content_box][/fusion_content_boxes][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]