Os 7 grandes vilões do desnivelamento das compras e vendas em seu negócio

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Os 7 grandes vilões do desnivelamento das compras e vendas em seu negócio

Entenda como sua empresa pode estar sendo afetada!

Quando falamos em vendas, pensamos em clientes e suas demandas que, naturalmente, se modificam ao longo do tempo. O problema é que este processo tem impactos significativos na cadeia produtiva, acarretando estoques desnecessários, excesso de capacidade de produção e necessidade constantes de intervenções para “apagar incêndios”, por exemplo. 

A variabilidade sempre diminui o desempenho de um sistema produtivo devido a fatores como: 

  • Falta ou atraso de itens para clientes internos e externos;
  • Estoque em excesso;
  • Capacidade de produção excedente em relação à demanda média observada, horas-extras, máquinas e equipamentos superdimensionados.
  • Necessidade de constante intervenção de supervisores (produção e vendas), devido às constantes reprogramações etc.
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As principais fontes de variabilidade não são, necessariamente, resultados de uma demanda externa variável, mas da tomada de decisão de membros da cadeia de valor

Neste artigo abordaremos as 7 grandes causas de problemas no desnivelamento de vendas/compras que encontramos em empresas de todos os segmentos.

1 – Estratégia de compras inadequada

As duas principais práticas realizadas por quem possui uma estratégia de compras inadequada, são: 

  • Compras por leilão spot: 
    • Atransação de compra é feita individualmente e não existe contrato de fornecimento de longo prazo; 
    • Estimulavariação de demanda devido ao desnivelamento de pedidos ao longo da cadeia. 
  • Compras em grandes lotes: 
    • Não estimula a participação e envolvimento do fornecedor, inibindo parcerias estratégicas;
    • Descontos são dados apenas para pedidos grandes e não, necessariamente, frequentes.

2 – Alto lead time e complexo fluxo de informação 

Os problemas que geram alto lead time e fluxo de informação complexo, são: 

  • Pedidos transferidos em grandes lotes:
    • Aguardar a formação de grandes lotesantes de realizar pedidos; 
  • Pedidos informados para operação somente quando fechados:
    • Grande oscilação de pedidos, uma vez que estes não são processados ao longo do tempo de maneira uniforme.

Essas práticas geram problemas na transferência da informação, pois muitas vezes, a necessidade de compra não é compatível com o pedido enviado ao fornecedor, fazendo com que este não saiba qual a demanda real. Como consequência, tem-se sobrecarga do recebimento e da logística interna e também a alternância, por parte da operação produtiva, entre períodos de sobrecarga e ociosidade, devido aos grandes lotes recebidos. 

3 – Processo de vendas desconectado da produção 

Nesta categoria, existem os problemas: 

  • Gargalo não conhecido ou não compartilhado com vendas:
    • O processo produtivo fica mais conectado com a área de vendas quando o processo gargalo é compartilhado e conhecido.
  • Capacidade expressa sem considerar mix:
    • A capacidade produtiva varia conforme o que é produzido, portanto, deve ser expressa em unidades que considerem o mix;
    • Causa ociosidade e sobrecarga do processo gargalo devido à sua má calibração.
  • Vendas não informada sobre políticas de supermercado, gerando fortes oscilações na quantidade devido a consumos descontrolados. 

A conexão entre vendas e produção deve ser impulsionada, pois produzir não deve ser encarado como um “mal necessário”, onde só o que importa é vender. Além disso, promoções devem ser evitadas, já que costumam desrespeitar as regras de reposição do supermercado para atingir a “meta do mês” e acabam por exaurir completamente os supermercados dimensionados. 

4 – Previsão de vendas inadequada

Os problemas associados à previsão de vendas, são: 

  • Peso exagerado à ultima demanda:
    • O cálculo realizado para previsão considera os dados anteriores de demanda;
    • Quando o peso colocado na última demanda medida é grandee a demanda tiver sido particularmente fora dos padrões (grande variação), o erro irá se propagar. 
  • Uso de meta de vendas como previsão:
    • Previsão de vendas é diferente de intenção de vendas;
    • Deve-se ter pé no chão e realizar uma previsão de vendas realista.
  • Previsão somente em termos financeiros, sem considerar mix:
    • O mix é importante para medir efeito no recurso restritivo. 

O aumento de estoques de segurança é percebido pelos fornecedores como um grande aumento nessa demanda. Isso acontece pois, no momento do pedido, não é especificado o destino dos itens adicionais. Por fim, a previsão deve ser usada como importante arma de planejamento, não de execução. 

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5 – Políticas inadequadas de incentivo e recompensa

O estabelecimento de indicadores de desempenho é o que rege o comportamento dos agentes do sistema. Entretanto, é comum que os indicadores escolhidos causem efeitos indesejáveis e comportamentos nocivos para a cadeia de valor e o sistema produtivo. Os problemas relacionados a essa categoria, são: 

  • Políticas do tipo “quanto mais vender, melhor”:
    • Deve-se estabelecer o ritmo de vendas adequado, desejado e planejado pelo sistema produtivo;
    • Deve-se respeitar o Takttime. 
  • Políticas do tipo “quanto menos pagar, melhor”:
    • Ao optarpor sempre pagar menos em vez de criar relacionamentos de longo prazo, pode-se criar um problema P1. 
  • Síndrome do fim de mês (clássica):
    • Picos de venda no fim do mês e poucas vendas durante o mês, prejudicando os supermercados.
  • Metas mensais e não niveladas de vendas, produção, compras 
    • Criação de metas que não buscam manter o nivelamento das áreas;
    • Um dos causadores do problema P13.

Esses problemas causam a perda de visibilidade da demanda real do mercado, pois impedem que estas sejam identificadas devido a promoções e outros estímulos de compra. Isso estimula “blefes” dos clientes para adiar a compra em buscas de descontos de última hora, fazendo com que a síndrome do final de mês se propague para diferentes áreas. 

6 – Produção inflexível

Deve-se ter um sistema produtivo razoavelmente flexível, uma vez que o consumo e produção não são completamente nivelados em termos de volume e mix. A produção deve trabalhar para que não sofra com problemas de falta de flexibilidade. Nesta categoria, os problemas são: 

  • Altos tempos de troca, gerando mixinflexível
    • Se o tempo de setupé alto, é inviável promover a produção em lotes menores; 
    • Quando há situações de altos tempos de setup, propaga-se os solavancos de produção para outras áreasda organização. 
  • Ausência de células, multifunção e flexibilidade;
  • Sistema unicamente empurrado de programação de produção:
    • O uso de um único tipo de planejamento de produção para todos os itens propaga a variação do uso de capacidade produtiva.

7 – Estratégia de produto e processo não otimizada

Os problemas relacionados à estratégia de produto e processo não otimizados são: 

  • Portfólio de produtos com alta sazonalidade, causando desnivelamento de vendas;
  • Produtos com pouco compartilhamento de itens;
  • Tipologia de produção não condizente com a resposta exigida, necessitando formar estoques mediante previsão.

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