Lean Healthcare: entregando valor e gerando ganhos financeiros
A História do Virgínia Mason Medical Center – Do prejuízo ao top 1% em qualidade de atendimentos
Conforme Michael Porter da Harvard Business School diz, se pudéssemos colocar em uma equação a Saúde Baseada em Valor (Value Based Healthcare) teríamos o valor como o resultado obtido pelo paciente, em termos de qualidade do serviço e experiência do paciente, divido pelo custo de entrega desse resultado.
Nesse sentido, a equação de valor é: Valor = resultado obtido pelo paciente / custo de entrega desse resultado.
Conforme podemos observar nessa equação, maximizamos o valor ao paciente à medida que maximizamos a qualidade do serviço prestado, no menor custo possível.
Em 1998 o Hospital Virgínia Mason Medical Center, situado em Seattle nos EUA, passou por sérias dificuldades financeiras e fechou o ano no prejuízo.
Novamente em 1999, o hospital fechou o ano no prejuízo.
Fundado em 1920, era a 1ª vez em sua existência que esse hospital passava por essa grave crise financeira.
Naquela época, se olhássemos para o Virginia Mason sob a perspectiva de valor, poderíamos dizer que o valor entregue ao paciente era baixo, pois mesmo considerando a qualidade do serviço ao paciente como normal, os custos para entregar esse serviço eram muito altos, pois os prejuízos do hospital se tornaram recorrentes.
E como o Virginia Mason deu a volta por cima e saiu de uma situação financeira deficitária e se tornou um dos 50 melhores hospitais dos EUA?
Em 2000, o Dr Gary Kaplan assume a direção do hospital e passa ser o novo CEO.
A partir de então, o Dr. Kaplan inicia uma busca por soluções que pudessem tirar o hospital daquela situação incômoda. Algo precisava ser feito para mudar aquela situação. Mas o que?
Seria um software ERP? Seria uma ampliação do hospital, na tentativa de diluir os altos custos com uma demanda maior? Talvez demissões voluntárias?
O Dr Kaplan escolheu o caminho menos provável, e um caminho que nenhum outro hospital do mundo havia percorrido até então.
Naquela oportunidade, Dr. Kaplan conheceu o Sr. John Black, diretor de melhoria contínua da Boeing, a qual estava aplicando a filosofia de gestão lean na própria Boeing.
John Black apresentou para o Dr. Kaplan o modelo de gestão que a Boeing recentemente estava adotando – o lean manufacturing – e disse a Kaplan que o Virginia Mason teria totais condições de adotar esse modelo de gestão, obviamente fazendo as adaptações necessárias para o ambiente hospitalar.
O Lean aplicado no ambiente hospitalar é mundialmente conhecido como Lean Healthcare.
O Dr Gary Kaplan mergulhou a fundo nos conceitos, práticas, ferramentas e na cultura lean, indo inclusive visitar várias vezes no Japão o berço do Lean Manufacturing : a montadora de veículos Toyota.
Em 2002, com algumas adaptações ao modelo inicialmente aplicado nas empresas de manufatura, o Dr. Kaplan e sua equipe de gestores, médicos, enfermeiros e assistentes, começaram a implementar o Lean no Virgínia Mason.
Já conhece nossas soluções na área da saúde?
Visite nossa página e fique por dentro de tudo que podemos lhe oferecer!
Em pouco mais de 2 anos com de utilização das técnicas Lean, o Hospital obteve melhorias impressionantes, tais como:
- US$ 2 milhões de redução dos níveis de estoque;
- US$ 500 mil em redução de horas extras e trabalho temporário;
- Redução dos tempos de espera dos pacientes;
- 85% de redução do tempo do resultado dos exames laboratoriais;
- Poupou US$ 11 milhões em investimentos programados para a expansão do hospital, devido a uma melhor utilização do espaço disponível, com reorganização do layout e maior giro de leitos;
Já em 2009, e pela quarta vez consecutiva, o Virginia Mason foi eleito pelo LeapFrog Group como o hospital americano TOP 1% em nível de eficiência, numa lista de mais de 1000 hospitais que participam dessa pesquisa.
O nível de eficiência é definido pela intersecção entre qualidade e custo. Esse indicador vai no coração da definição de valor, que é justamente entregar um alto nível de qualidade ao paciente, a um custo sustentável.
Esse nível de qualidade não foi conseguido por pura sorte. Por exemplo, é comum nos hospitais tradicionais as enfermeiras passarem 1/3 do seu tempo ou menos junto aos pacientes.
No Virginia Mason, depois de uma série de melhorias realizadas, as enfermeiras passam 90% do seu tempo ao lado dos pacientes.
Outra técnica fundamentada no Lean que ajudou imensamente no alto nível de qualidade assistencial do Virginia Mason é o que a Toyota chama de sistema Andon.
Baseado no Andon, o Virginia Mason desenvolveu o Patient Safety Alert (Alerta de Segurança ao Paciente).
Todo colaborador do VMMC, seja ele quem for, tem autonomia e é empoderado e estimulado pela alta cúpula do hospital para apontar qualquer evento adverso que possa causar prejuízo ou dano ao paciente.
Desde um risco de queda do paciente até o não seguimento de um protocolo de cirurgia segura. O resultado disso é que atualmente os colaboradores do Virginia Mason disparam mais de 1000 alertas de segurança ao paciente por mês.
Foram mais de 10 anos de trabalho duro para mudar a cultura organizacional para que fosse possível chegar a esses patamares.
Essas e outras iniciativas ajudaram o Virginia Mason a sair de uma crise financeira nunca antes vista em sua história para ficar entre os 1% melhores hospitais americanos a entregar mais valor para os pacientes.
Obrigado por ler este artigo. Eu regularmente escrevo nesse canal sobre as tendências da Saúde Baseada em Valor. Para ler meus futuros artigos, é só me seguir no Linkedin. E sinta-se à vontade em entrar em contato comigo. Vamos trocar experiências.
O LeapFrog Group é uma organização não governamental que compara mais de 1000 hospitais americanos no que eles chamam de nível de eficiência, que é a entrega de alta qualidade ao paciente, a um custo sustentável.
Este artigo também está disponível em: https://www.linkedin.com/pulse/sa%C3%BAde-baseada-em-valor-do-preju%C3%ADzo-financeiro-ao-top-mardegan/
Ronaldo Mardegan é engenheiro de produção pela USP e possui MBA internacioal pela FIA/USP . Especialista em Gestão de Mudanças (Change Management), Melhoria de Processos e Lean Healthcare, trabalha há 17 anos como consultor em gestão da mudança e melhoria de processos de empresas de diversos segmentos. Com foco na área da saúde já atuou em parceria com diversos hospitais, Unimeds, Santas Casas além de ministrar cursos de Yellow Belt para o Hospital Leforte. Sócio diretor da Hominiss Soluções.